11/12/12


Fiandeira " Olhos nos dedos"
16 nov. 2012 | 21H30
Entre nuvens e orvalho, geme a guitarra e dançam os montes. Como a saia que a contadora veste, “Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã” é uma  peça de várias camadas, que parte da pesquisa sobre o ciclo da lã para criar um universo onde ovelhas balem canções líricas e marchas de anos malucos e um abocanhador lobo é atazanado de ressonâncias sonoras enquanto Cegueta e Zarolho observam. Entre a Ovelha-especial-que-andava-apenas-em-duas-patas, o Homem-que-sorri-de-tesoura-aberta e a Senhora-de-olhos-nos-dedos, uma  ovelha friorenta aprende a dar o velo que tem.
FIOS DE TEMPO é uma coleção de estórias do Projeto Faunas baseadas em atividades tradicionais da cultura portuguesa. Debruçamo-nos nas janelas do nosso património e conversamos com pessoas sábias que deram o mote para estes trabalhos.
Cada estória guarda em si um espaço de transmissão de conhecimentos, fazendo a passagem de testemunho entre aqueles que recriam, pela memória, o seu passado, para aqueles que constroem, pelo sonho, o seu futuro.
Entre a sabedoria dos idosos e o deslumbramento das crianças, este projeto procura também juntar estes públicos, oferecendo o espetáculo como mote para a conversa, a partilha de conhecimentos e sensações, cumprindo aquilo que distingue o teatro de todos os outros media: o encontro real entre pessoas.
Começámos em 2010 com “A história do pescador que deixou o coração atrás da porta”. “Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã” é a segunda estória desta coleção.
Equipa:
Isabel Fernandes Pinto (texto, interpretação e co-encenação), Joaquim Pavão (música e vídeo), Andrea Gabilondo (desenho de movimento e co-encenação), Tucha Martins (figurinos), Américo Castanheira (dispositivo cénico), José Cardoso Pinto (mobiliário cénico), Mónica Pais (preparação vocal) e Maria Mata (assistência a ensaios).
Co-produção Projeto Faunas | La Marmita
Apoios: CNC, Antena 2, GDA, Museu dos Lanifícios, RTV
espetáculo para maiores de 4 anos
duração: 50 minutos

Sem comentários:

Enviar um comentário