30/05/13




espaço Biscoito e a artista plástica Maria Afonso, têm o prazer de o convidar a visitar a exposição de Xilogravura, que está patente de 8 de junho a 8 de Agosto, no espaço Biscoito_ Atelier . Galeria . Café, na rua Jorge Lencastre nº 7 em Aveiro.
Paralelamente a esta exposição consideramos interessante dar oportunidade a todos os interessados nesta àrea de poder participar num workshop nesta área com a artista. 

exposição 

A IDEIA, O DESENHO E A TÁBUA

Tenho uma ideia. Não chega. Desenho-a, dou-lhe corpo. A tábua é o meu suporte. Tenho essa necessidade de percorrer um caminho mais longo. Transfiro a imagem da tábua para o papel.Tiro uma prova para analisar a evolução da imagem.

Não costumo fazer edições. Repetir indefinidamente um gesto só acontece quando a imagem  pede, quando não se contenta em ser única. Então, persigo o estado das provas para lhes encontrar diferenças. Fico obcecadamente atenta a esse momento de paragem/fixação, em que decido e determino que, aquela, é a prova, ou seja, é a imagem que me interessa naquele momento. As provas que aqui apresento pertencem a esse tipo de imagens que fixei num dado momento. Apresento as para contemplação.

É destas aparentes contradições que acontece o meu processo de trabalho. Contradições? Porquê? Porque, tal como noutras técnicas de reprodução, a xilogravura permite a repetição de uma mesma imagem. Porque persigo aquela única?

Entre a escolha da madeira, o desenho sobre a matriz e a imagem espelhada no suporte –– neste caso: papel, o meu fascínio acompanha toda a evolução da imagem pensada. A este processo, somo o imprevisto/acaso e, tudo termina com a contemplação por parte de outrem.

Maria Afonso  04/5/2013

Maria Elisabete Afonso de Almeida Amaral Estarreja, 1955  Licenciada em Artes Plásticas, Escola Superior Artística do Porto, 2009. Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário