03/10/13

Exposição "METAMORFOSE DOS ELEMENTOS DA TERRA"















EXPOSIÇÃO mário ferreira da silva
5 de Out. a 10 Nov.

Convite _ inauguração da exposição 5 Out. 18h com a presença do artista.
Local | espaço biscoito 
rua jorge lencastre, 7 aveiro | www.espacobiscoito.com
Horário | Ter. a Qui. 11h às 19h | Sex. e Sáb. 14h às 00h


“METAMORFOSE DOS ELEMENTOS DA TERRA”

 … a matéria transformada por ação do fogo, servindo como meio e veículo para uma viagem no tempo e no espaço, na busca de memórias e descoberta de enigmas e causas – eis a CERÂMICA.
A Cerâmica – que sempre serviu o Homem – meio e veículo de expressão plástica, metamorfose da matéria pelo ritual de fogo, sortilégio e fascínio de uma arte que nos chega da memória dos tempos.
Sendo cerâmica, não deverá, no entanto, considerar-se este projeto de exposição como só e apenas mais uma mostra de cerâmica.
O seu conteúdo temático, “METAMORFOSE DOS ELEMENTOS DA TERRA”, pretende ser uma proposta de reflexão sobre a defesa e conservação do meio ambiente. É o imaginário simbiótico do que acontece às lamas que sofrem o efeito das secas e que resultam naquelas superfícies lisas e extensas que começam a secar, abrindo fissuras, operando arabescos ocasionais e texturas de inesperados “puzzles”, alterando cores, abrindo impressivos discursos estéticos.
Metamorfose da matéria onde os elementos se confundem com os mitos do tempo e se transformam num vazio desértico.

Vila Nova de Gaia, 20 de Maio de 2013
mário ferreira da silva
BIOGRAFIA
Mário Ferreira da Silva nasceu e vive em Vila Nova de Gaia. Com o diploma de técnico ceramista em Portugal, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, foi para Itália, onde frequentou o Instituto de Arte Cerâmica Gaetano Bellardini, em Faenza, e um curso de Escultura, em Perugia.
Em viagens de estudo, percorreu a Suíça, a Alemanha, a Inglaterra, a França, a Itália, a Holanda e a Espanha. Em 1971, desloca-se a Washington e a Nova Iorque para dirigir a colocação de 80 painéis de cerâmica da sua autoria, encomendados para o John Fitzgerald Kennedy Center for the Performing Arts. É membro titular da Académie Internationale de la Céramique, órgão consultivo da UNESCO, com sede em Genebra.
Está incluído em "NEW DIRECTIONS IN CERAMICS", editado em Inglaterra, em "L'ART DE LA CÉRAMIQUE AUJOURD'HUI DANS LE MONDE", das edições romenas Meridiane; aquele livro, por iniciativa do Centro Internazionale di Ceramica de Roma, e este, por iniciativa da União das Artes Plásticas da República Socialista da Roménia, em "MAESTRI DELLA CERAMICA MODERNA", edições de 1984 e 1985, e em "A CERÂMICA EM VILA NOVA DE GAIA", de Manuel Leão, de 1999. Em 2003 é convidado pelo Departamento de Arte Cerâmica da "Academy of Arts and Design - Tsinghua University of Beijing" (China), para integrar a publicação "A Collection of World Famous Ceramic Art Studios" - obra de seis volumes, bilingue - Inglês e Chinês - integrando 15 ceramistas em cada volume, que será publicada e distribuída a nível mundial em Janeiro de 2004.
De 1978 a 1980, foi professor de Cerâmica na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto. Desde 1994 é professor convidado da ARCA EUAC (Escola Universitária de Artes de Coimbra) - Ensino Universitário Artístico, sendo responsável pela regência do curso de licenciatura em cerâmica.
Está representado em diversos museus nacionais e estrangeiros, nomeadamente no Museu Internacional de Cerâmica em Faenza - Itália; Colecção da Secretaria de Estado da Cultura; Museu Amadeo de Souza Cardoso - Amarante; Galeria Diogo de Macedo e Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia; Museu de Óbidos - Portugal; Everson Museum of Art - New York - USA; bem como em numerosas colecções particulares na Europa, África, Asia e Américas. Realizou diversos murais para entidades oficiais e privadas, nomeadamente, em 1998 a concepção e execução de um Mural Cerâmico em relevo com 45 metros de comprimento para a nova estação da Ferroviária de Ermesinde; em 1999/2000 a concepção e execução de um grande Mural Cerâmico (cerca de 200 mts2) em relevo para a parede do Altar Mor da nova Catedral de Bragança, e em 2001/2002 um elemento escultórico em cerâmica, de grandes dimensões, para o sacrário da mesma catedral - Portugal.
Em 1988 participa como convidado no 1o Congresso Internacional de Ceramistas em Talavera de la Reina - Espanha.
Em 1989 participa com os ceramistas italianos Nino Caruso e Pompeo Pianazola, no seminário "A Cerâmica na Arquitectura" no CENCAL - Caldas da Rainha - Portugal.
Em 1990 promove, coordena e realiza "O I Seminário Internacional de Cerâmica - Gaia 90", sob o tema TERRA/FOGO - GAIA COMO CENTRO DE CERÂMICA.
Em Outubro de 1998, participa como convidado no 1o Congresso Internacional "COTTATERRA" - Arte Cerâmica dalla tradizione all'innovazione, na província de Perugia, Itália.
Em 2001/2002, com Nino Caruso, participa na concepção e realização de uma escultura monumental de tipologia modular, em cerâmica, alusiva aos vinte séculos de história da cidade de Coimbra - Portugal.


OBRAS E EXPOSIÇÕES

1973_ Escultura - Banco Português do Atlântico Porto

1976_ "TRANSFORMAÇÃO DE UM CUBO" - Colecção do Museu Amadeu de Souza Cardoso - Amarante

1998_ MURAL -  "HISTÓRIA DOS CAMINHOS DE FERRO" - Estação Ferroviária de Ermesinde.

BATISTÉRIO e VIA SACRA - Igreja de Ermesinde.

1990_ FASCÍNIO - TRÍPTICO  - Colecção do EVERSON MUSEUM OF ART - NEW YORK

1999/2000_ PARAMENTO DO ALTAR-MOR - Nova Catedral De Bragança
2005_ Torre Sineira - Trofa

1973_ "CICLO ERÓTICO I" - Medalha de Ouro - XXI Concorso Internazionale della Ceramica D'Arte Contemporanea, Faenza, Itália

1980_ "BAIXO RELEVO" - Banco Português do Atlântico-Gondomar 

1990_ FORMA ESTRATIFICADA COM FOSSEIS - Colecção Kyoto - Japão

2007_ "ITENERÂNCIAS" - Museu Teixeira Lopes, seguiu  para o Museu Grão Vasco em Viseu.


2008_ "Natureza ... Morta" - Instalação em Cerâmica

Exposição na Casa Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia


2010_ "Memórias do tempo" - Casa da Cultura, em Vila Nova de Gaia



Esta exposição está integrada no programa paralelo da XI Bienal de Internacional de Cerâmica Artística, a decorrer de 5 out. a 10 nov. 2013 nos espaços abaixo indicados.



Sem comentários:

Enviar um comentário