20/07/15

a Lingua e a Alma - música e poesia



Espetáculo de música e poesia " a lingua e a alma"
com: Gabriel de Almeida Prado e Fernanda de Almeida Prado
25 de Julho

19H

Local | biscoito_ Atelier . Galeria . Café
rua Jorge Lencastre, 7 Aveiro

Entrada Livre

Reservas geral@espacobiscoito.com
www.espacobiscoito.com | 965140660

" O cantautor Gabriel de Almeida Prado apresenta seu show: “A língua e a alma”
O jovem artista Gabriel de Almeida Prado vem confirmar que a música brasileira vai bem, obrigado. Gabriel mostra um leque de canções que expõem seu olhar cheio de poesia sobre as questões existenciais, amorosas e antagônicas da vida.
Versátil, aproveita-se de variados ritmos que o ajudam a cantar (e contar) os contraditórios e complementares lados de um mundo que, sim, é mau, mas, apesar disso, não deixa de nos surpreender com suas maravilhas.
O show é um raro momento de boa música e poesia que produz grande encantamento no público presente, com canções de Gabriel e declamações com Fernanda de Almeida Prado.
No repertório, Gabriel mescla canções de seu primeiro disco, “A Língua e a Alma” (que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2015), com outras inéditas. O nome de seu CD foi inspirado no poema com o mesmo nome, de seu avô materno, o poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado. Fernanda de Almeida Prado, filha do poeta, conviveu a vida inteira com poetas e vários outros artistas e a partir desta convivência se inspirou e criou o projeto “Chama Poética”, que desde 2004 acontece mensalmente na Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e é uma referência nos encontros poéticos na cidade de São Paulo."

Gabriel de Almeida Prado: voz e violão
Fernanda de Almeida Prado : declamação
Tempo do show: 60 min
Para público variado de qualquer faixa etária
Necessidades técnicas: 2 microfones mesa de som para plugar violão com retorno


Gabriel de Almeida Prado
é compositor, cantor e violonista.

Estudou violão com artistas como Bill Saramiolo e Emiliano Castro; canto com Ju Caldas e Sonia Andrade; e composição com Kléber Albuquerque.
Participou de diversas apresentações musicais e poéticas em várias localidades do Brasil, como, entre outras, São Paulo (capital e interior), João Pessoa (PB) e Bonito (MS).
Tem parcerias com diversos artistas, entre eles Adolar Marin, Alexandre Lemos, Alexandre Mello, Élio Camalle, Kana, Kléber Albuquerque, Léo Nogueira, Neno Miranda, Márcio Policastro e Sonekka. Além destes, musicou poemas de Luiz Augusto Cassas e Lúcia Santos.
Tem composições gravadas por seus parceiros Élio Camalle, Kana e Kléber Albuquerque.
Atualmente, é um dos sócios do Chama Poética, do qual é também codiretor artístico.
Finalizou seu primeiro trabalho fonográfico “A Língua e a Alma”, com previsão de lançamento para segundo semestre de 2015.

Fernanda de Almeida Prado
produtora cultural.

Fernanda Maria Bueno de Almeida Prado, conhecida nos espaços culturais como Fernanda de Almeida Prado, é idealizadora, mentora e diretora do Sarau ‘Chama Poética” que existe desde 2004 e do Festival da Palavra, que acontece anualmente na UNESP de Assis desde 2010.
Psicóloga, Psicanalista, Produtora Cultural e Agente Literária de seu pai, o poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado. Cursou Psicologia na UNESP campus de Assis, fez sua formação Psicanalítica no Instituto Sedes Sapientae, foi aluna do curso de filosofia ministrado por Prof. Dr. Luiz Alfredo Garcia Rosa durante 3 anos. Participou de grande variedade de cursos sobre Mitologia, Filosofia e Literatura na UNESP, USP e cursos livres da Casa das Rosas e Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Recebeu influência em sua formação literária de seu pai, Antônio Lázaro de Almeida Prado que é escritor, poeta, crítico literário e professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada (professor fundador da Unesp de Assis- aposentado como professor emérito ). Antônio Lázaro é um grande mestre e sempre transmitiu com alegria seu conhecimento. “Durante um longo período de minha infância e juventude assisti as varias produções das Noites de Música e Poesia da UNESP e Catequese Musical que foram produzidas por meu pai, e que marcaram a toda uma geração de jovens estudantes da UNESP e moradores de Assis e região. O Sarau Chama Poética, organizado por mim é uma reedição destas Noites de Música e Poesia produzidas naquela época por meu pai.”

Desde o ano de 2004 o Sarau Chama Poética já foi apresentado em diversos espaços culturais, tais como: Casa das Rosas, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca São Paulo, Parque do Ibirapuera, Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, Sesc Consolação, Sesc Santo André, Sesc Ipiranga, Sesc de Araraquara, Sesc de Bauru, Sesc de Bertioga, Sesc Pinheiros, Sesc de Presidente Prudente, Praça da cidade “Quadra”, Unesp de Assis, Unesp de Araraquara, Unesp de São José de Rio Preto, Universidade de São Paulo ( em parceria com o curso de Letras da USP), Etec Prof. Milton Gazzetti (agrícola) Município de Presidente Venceslau, Parque da Água Branca, FMUSP- Faculdade de Medicina/USP, Casa Guilherme de Almeida, Festival de Inverno de Bonito, Encontro de Literatura e Psicanálise de Ribeirão Preto, etc..
Esteve em Portugal e Itália em 2008 e 2012, participando do Festival de Poesia de Gênova (Itália) e participou de encontros literários em Portugal nas cidades de Porto, Coimbra, Lisboa e Aveiro.
Em 2008, apresentamos o Sarau Chama Poética na Itália, na Casa América em Gênova, com músicos e poetas brasileiros e nosso projeto foi muito bem acolhido. Em 2012 fomos recebidos por vários poetas e escritores em Portugal e novamente fizemos um encontro poético na Biblioteca Bério em Gênova.
Realizamos também o Festival Cem anos do Futurismo na Casa das Rosas, o projeto: Brasil e Portugal de mãos dadas, com participação de artistas brasileiros e portugueses e o projeto Due Patrie, com artistas brasileiros e italianos. Em 2013 fizemos um evento com a poesia cubana, com participação do poeta cubano Felix Contreras e no Festival da Palavra de 2014, recebemos o grupo da Guiné Bissau, Netos de Bandim.
Os saraus organizados por Fernanda são temáticos e primam pela delicada costura entre as diversas expressões artísticas, privilegiando a poesia e prosa poética escrita em língua portuguesa.
Fernanda é também a idealizadora e diretora do Festival da Palavra que acontece anualmente na UNESP de Assis. Realiza mensalmente o projeto Inconsciente Literário no Sesc Pinheiros, fazendo a mediação e curadoria do projeto.
PUBLICAÇÕES

Sem comentários:

Enviar um comentário